Quer seja redator de um blogue, copywriter, jornalista de marca, guionista, compositor ou escritor académico, tem de prestar atenção ao plágio. Porque a duplicação de conteúdos pode ter várias consequências, como pôr em risco a sua reputação como escritor, e os seus leitores podem perder a confiança em si.
Para os redactores de SEO, o conteúdo plagiado pode causar consequências como a penalização do Google, afetar negativamente as classificações da página e o tráfego orgânico, e diluir a equidade das ligações e a autoridade da página. Para os redactores académicos (estudantes), a duplicação de conteúdo pode significar a reprovação no trabalho, má reputação ou mesmo a expulsão da universidade. Por isso, quando escrever conteúdos, certifique-se de que não há plágio.
Nesta publicação do blogue, vamos falar sobre formas eficazes de evitar a duplicação de conteúdos. No entanto, antes de avançarmos para isso, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes sobre plágio.
O que é o plágio?
Plágio é copiar e publicar o trabalho de outra pessoa como se fosse seu, sem permissão ou crédito do autor. É uma forma pouco ética de escrever conteúdo sem o devido reconhecimento. Além disso, o plágio ocorre quando se tem conteúdo idêntico no mesmo sítio Web.
O plágio envolve o roubo intencional do trabalho de alguém, mas pode acontecer acidentalmente ou por descuido.
Quais são as principais razões para o plágio?
A principal razão para o conteúdo plagiado é não anotar os recursos e evitar citações e referências corretas quando se escreve o conteúdo. Outras razões para o plágio incluem a falta de concentração devido a uma má gestão do tempo, a preguiça e uma má paráfrase.
Porque é que o conteúdo plagiado é um problema?
O conteúdo plagiado é uma infração grave e intelectual que pode ter consequências negativas. Se copiar conteúdo de outros sítios Web ou blogues e o reivindicar como seu, isso pode prejudicá-lo de várias formas.
- Está sujeito a sanções.
O plágio é uma infração grave no meio académico e profissional. Se entregar um trabalho plagiado, pode ser sujeito a várias sanções, como multas e suspensões. Na pior das hipóteses, o plágio pode resultar na expulsão da escola ou na rescisão do contrato de trabalho.
- O seu sítio Web pode ser banido.
Se forem detectados vários casos de plágio no seu sítio Web, este poderá ser sinalizado pelo Google. Isto significa que ninguém poderá aceder ao sítio Web até que o problema seja resolvido. Passará muito tempo a reconstruir a autoridade e a credibilidade do seu sítio Web.
- Diminui a classificação do seu sítio web nos motores de busca.
Se o seu conteúdo não for único e o Google detetar que é semelhante ao conteúdo de outros sítios Web, a sua classificação geral nos resultados dos motores de busca sofre uma quebra.
O algoritmo do Google notará que o conteúdo do seu sítio Web não apresenta a mesma frescura e relevância que o conteúdo de outros sítios Web.
- Destrói a sua imaginação e criatividade.
As pessoas preguiçosas podem pensar que o plágio intencional é a saída mais fácil. Mas se se limita a parafrasear e a reorganizar as ideias de outra pessoa sem inserir o seu próprio contributo, está a desperdiçar a sua criatividade e capacidade de pensamento crítico. Também põe em risco a sua educação ou carreira.
- Ter um impacto negativo na sua carreira de escritor.
Uma vez entregue um conteúdo plagiado, isso já será um sinal contra si. Os seus professores ou supervisores, bem como os seus colegas, lembrar-se-ão desse incidente e serão extremamente cautelosos em relação a qualquer trabalho que entregue no futuro.
O que é o plágio não intencional?
Com inúmeros artigos existentes sobre um único tópico, é fácil parafrasear sem querer. Ao pesquisar um tema, pode gostar de certas partes do conteúdo na Internet e reformulá-lo. Se não compreender o tema ou não tiver um excelente domínio da língua, isso pode dar origem a plágio. Além disso, o plágio não intencional pode ocorrer quando utiliza palavras diferentes mas não utiliza citações ou referências.
Assim, para evitar o plágio involuntário, é necessário compreender o tema, anotar os pontos a abordar e escrever o conteúdo por palavras próprias. Além disso, certifique-se de que escreve de uma forma fácil de compreender para que o público possa ler e apreciar. Pode sempre utilizar a máquina de citações da Smodin para adicionar citações automaticamente.
O que é o plágio intencional?
O plágio intencional é a forma mais pouco ética de escrever. Neste caso, os escritores apresentam conscientemente as ideias, palavras ou investigações de outras pessoas como sendo suas. Utilizam as palavras exactas sem as citar, citar ou referenciar. Este tipo de conteúdo plagiado tem implicações significativas.
Assim, para evitar o plágio intencional, deve utilizar citações corretas e escrever com as suas próprias palavras.
Dicas para evitar o plágio
Escrever conteúdos únicos é fácil. Basta ter em conta as seguintes dicas simples.
Manter registos do material de investigação
Ao escrever conteúdos, aconselhamos a manter um registo do material de pesquisa, como as fontes de ideias e informações. É uma óptima forma de evitar a duplicação de conteúdos. Vejamos um exemplo: apresentou um excelente argumento no seu conteúdo, mas depois lembra-se que a informação utilizada foi retirada de uma revista que não consegue encontrar agora. Não é possível adicionar uma citação e reenviar o trabalho sem referências, tornando-o plagiado. Especificamente, para a escrita académica, é crucial manter um registo da investigação, como citações, livros e artigos. Além disso, tomar notas, fazer brainstorming e manter registos formam uma boa base que o ajuda a evitar o plágio.
Parafrasear corretamente
Parafrasear é reescrever as ideias ou informações das fontes nas suas próprias palavras, sem alterar o significado. No entanto, ao fazê-lo, tenha cuidado, pois a paráfrase pode cair no plágio se não for feita corretamente. Parafrasear com sucesso um conteúdo sem plagiar requer um pouco de trabalho. É necessário estruturar a escrita e evitar utilizar demasiadas palavras ou frases semelhantes às da fonte.
No entanto, uma das formas mais fáceis de parafrasear o conteúdo é utilizar uma ferramenta de reescrita de texto. Smodin oferece uma das melhores ferramentas de reescrita de artigos para usar, pois é um reescritor de aprendizado de máquina. Ele permite que você parafraseie o conteúdo sem alterar o significado e evite problemas de conteúdo plagiado. Esta ferramenta de reescrita de plágio é de utilização gratuita e está disponível em vários idiomas, oferecendo comodidade aos utilizadores. Clique AQUI para reescrever o seu texto para evitar o plágio e ficar longe das penalizações.
Utilizar citações sempre que necessário
Ao escrever conteúdos, pode utilizar citações para indicar que o texto foi retirado palavra a palavra de uma fonte. No entanto, é necessário utilizá-las corretamente, o que pode ser confuso para muitos escritores, especialmente aqueles cuja língua principal não é o inglês.
As aspas são utilizadas para chamar a atenção do leitor para uma palavra ou frase importante, ou quando se utiliza um termo técnico pela primeira vez. Existem várias aspas, como as "aspas de correr" e as aspas separadas por texto em bloco. Além disso, existem aspas dentro de outras aspas e diferentes estilos de pontuação, e até mesmo o país.
Além disso, existem várias regras de aspas a seguir. Se estiver a utilizar um texto palavra a palavra, deve iniciar a citação com uma letra maiúscula, mesmo que a citação esteja no meio da frase.
Se estiver a utilizar uma frase ou parte de uma frase, nunca comece a citação com uma letra maiúscula. Se quiser dividir uma citação ao meio para incluir um parêntesis, nunca coloque a segunda parte da citação em maiúscula.
Apresentar as suas próprias ideias
Quando escreve conteúdo sobre qualquer tópico, deve sempre explorá-lo e apresentar as suas próprias ideias. Faça o máximo de pesquisa possível, para não imitar as ideias ou palavras da fonte. Quando investiga o tópico, obtém uma perspetiva única e escreve inteiramente com as suas próprias palavras. Não se esqueça de que, se estiver a referir-se às ideias de uma fonte para enquadrar o seu próprio ponto de vista, terá de citar a fonte e adicionar citações para evitar conteúdo duplicado.
Além disso, se estiver a escrever sobre o mesmo tópico, é tentador reciclar algumas das suas palavras anteriores. Trata-se de auto-plágio, e o risco envolvido é tão elevado como o de conteúdo plagiado.
Rever e editar o conteúdo
Depois de ter escrito o conteúdo, é crucial revê-lo e editá-lo. A revisão e edição do conteúdo é um processo que permite evitar erros, melhorar o seu estilo de escrita e comunicar as suas ideias aos leitores. Desta forma, também pode verificar as questões mais importantes, como problemas de sintaxe, estrutura de parágrafos e erros gramaticais. Além disso, ao rever e editar, o aspeto vital que surge é a citação em falta ou as frases que se esqueceu de exprimir pelas suas próprias palavras. Assim, com uma boa ronda de revisão e edição, pode evitar erros disparatados e o plágio.
Utilizar um verificador de plágio
Ao escrever conteúdos sobre qualquer tema, pode gostar de algumas palavras ou frases que inclui involuntariamente no conteúdo sem citar. Assim, para evitar o problema do plágio, o melhor é utilizar um software de verificação de plágio. Existem várias ferramentas online de verificação de plágio disponíveis, mas escolha a que for melhor para si. As melhores ferramentas de verificação de plágio oferecem uma pesquisa aprofundada, dão-lhe resultados em termos de frases, permitem-lhe ver os resultados correspondentes e estão disponíveis em várias línguas.
O Smodin oferece um verificador de plágio online gratuito que analisa profundamente o seu conteúdo em busca de conteúdo emprestado e está disponível em várias línguas para satisfazer as necessidades dos utilizadores. Este melhor verificador de plágio gratuito utiliza uma poderosa tecnologia de pesquisa profunda que verifica milhares de milhões de páginas Web para encontrar correspondências semelhantes ao conteúdo fornecido. Depois de colar o conteúdo e premir o botão de verificação, é efectuada uma pesquisa em todos os conteúdos da Internet em segundos, o que o torna a ferramenta de plágio online mais rápida que alguma vez encontrará.
As outras caraterísticas principais desta ferramenta de verificação de plágio online incluem a deteção de vários idiomas. Estas caraterísticas permitem-lhe verificar o plágio de conteúdos noutras línguas para além do inglês. Assim, quer escreva conteúdos em bengali, chinês, grego, hebraico, russo, italiano, filipino, estónio, espanhol, tâmil ou telugu, a ferramenta gratuita de verificação de plágio suporta 50 idiomas.
Para obter os melhores resultados anti-plágio, vá a Smodins Plagiarism Checker, Smodin Rewriter & Smodin Citation Machine, utilize as ferramentas antes de submeter o seu trabalho e evite possíveis consequências.