O plágio, seja acidental ou propositado, continua a ser uma preocupação para muitas pessoas que criam conteúdos. Graças à tecnologia, é mais fácil detetar o plágio e rever o seu conteúdo antes que cause problemas. Este blogue informa os leitores sobre como evitar o plágio e o que fazer no caso de encontrarem conteúdo plagiado.
Atualmente, graças à tecnologia, o plágio acidental ou propositado pode tornar-se uma possibilidade real.
Para um professor comum com conhecimentos de tecnologia, uma pesquisa rápida no Google pode revelar material plagiado. Felizmente, existem ferramentas que nos permitem detetar facilmente se algum material é plagiado. Existem formas de evitar o plágio.
Como é que se evita o plágio?
Uma das formas de evitar o plágio é citar as suas fontes, sempre que estiver em dúvida, é melhor citá-las. No entanto, há alturas em que não é claro de onde veio uma ideia, se de si ou de outra pessoa e se apenas a alterou um pouco. Pode utilizar o Smodin's Citation Machine, quer necessite de citações APA, MLA, ISO690, Chicago ou outras citações em inglês ou noutras línguas, o nosso gerador de citações online gratuito pode produzi-las com o clique de um botão. As citações são necessárias em trabalhos escritos publicados para serem válidas e para evitar o plágio. Utilizar o estilo de citação correto é igualmente importante, porque se inserir a citação incorretamente, esta pode ser considerada inválida e pode ser marcada como plágio.
Diferentes formas de evitar o plágio
Como fornecedor de confiança de ferramentas de deteção de plágio, a Smodin tem recebido muitas perguntas sobre como evitar o plágio. A resposta simples é fazer a sua própria investigação e escrever conteúdos exclusivos com base no que aprendeu. Mas o plágio tem muitas facetas e, muitas vezes, nem sequer é intencional.
Aqui estão diferentes formas de evitar o plágio em trabalhos de investigação e noutros tipos de conteúdo escrito:
Citar referências e materiais de apoio
A citação é o primeiro passo para garantir que o seu trabalho não é plagiado. É inevitável que partilhe ideias com outras pessoas e se inspire noutros trabalhos publicados, especialmente no campo académico, por isso cite sempre as suas referências e exemplos.
Comunicar bem com os professores e conselheiros
A comunicação faz parte da redação de conteúdos originais. Fale com os seus professores, conselheiros académicos ou supervisores para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre os seus recursos ou citações. Eles poderão ser a melhor pessoa para o aconselhar sobre como evitar o plágio.
Aprender os princípios da boa prática académica
A melhor maneira de evitar o plágio é aprender e observar os princípios básicos das boas práticas académicas. Isto significa ler efetivamente os seus materiais e referências e escrever conteúdos originais com base na sua investigação e opiniões informadas.
Arme-se com ferramentas adequadas de deteção de plágio
Quer esteja a demonstrar as suas capacidades de investigação académica ou a publicar blogues que colocam a sua marca na vanguarda do seu sector, tem de se certificar de que o seu conteúdo é único. O seu trabalho não deve ser apenas informativo e de boa leitura para o público. Tem de ser original.
Utilize as ferramentas corretas de deteção de plágio para se certificar de que o seu conteúdo não é uma cópia do de outra pessoa. Na Smodin, o nosso algoritmo de verificação de plágio filtra frases genéricas e fontes citadas para lhe poupar tempo e energia. Escreva as suas perguntas na secção de comentários abaixo!