Ninguém diz que escrever é fácil. Quer esteja a trabalhar numa investigação académica ou a escrever um relatório industrial, não há maneira fácil de escrever um ensaio. E, normalmente, o início é a parte mais difícil. Por esta razão, Smodin preparou algumas dicas sobre como começar um ensaio que seja simultaneamente informativo e cativante. Pode ter a perceção de que escrever é natural para algumas pessoas e que não é uma delas.
Como dar um título a um ensaio e outras dicas importantes
Faça um brainstorming de títulos de ensaios utilizando as suas ideias principais.
Muitas pessoas ficam bloqueadas no momento em que tentam dar um nome aos seus ensaios. Isto deve-se principalmente a dois factores: certificar-se de que as pessoas sabem sobre o que é o ensaio e escrever um título que faça com que as pessoas queiram ler mais.
A melhor maneira de avançar e de encontrar um título atraente para o seu ensaio é analisar os fundamentos do seu conteúdo. Qual é o tópico principal do seu ensaio? Qual é o seu objetivo ao escrever essa peça de conteúdo? O que é que quer que os leitores aprendam com ele? Faça um brainstorming com estas perguntas e o seu título ficará muito bem. Pode utilizar o AI Author da Smodin para expandir o seu texto.
Como iniciar um parágrafo num ensaio
Não há, de facto, uma forma fácil de o contornar, mesmo para pessoas que escrevem ensaios há anos.
Para começar a escrever um ensaio, basta sentar-se e forçar-se a escrever. Não deve esperar que a inspiração apareça - deve antes reunir referências suficientes e filtrar o que pode utilizar como citações. A partir daí, é uma questão de juntar as suas ideias e opiniões informadas.
E lembre-se: o primeiro rascunho nunca será perfeito. Continue a escrever. E quando terminar, reveja o conteúdo e indique as áreas que pode reduzir e as ideias que pode desenvolver.
O plágio pode complicar as coisas
Em alguns casos, um trabalho plagiado pode fazer com que seja expulso do seu programa. Este foi o caso de um estudante que tentou defender-se de ter copiado completamente um artigo da Wikipédia, na Universidade John Hopkins.
Resumindo, não roube o trabalho de outras pessoas, dê-lhes crédito e cite as suas fontes e, se não tiver a certeza do que constitui plágio, consulte a sua universidade para saber o que consideram plágio antes que isso lhe possa trazer problemas. Pode também consultar o nosso blogue sobre o que é normalmente considerado plágio.
Além disso, a nossa ferramenta de verificação de plágio ajudá-lo-á a certificar-se de que o seu ensaio está correto.
Como tornar um ensaio mais longo
Um conteúdo mais longo nem sempre é um conteúdo melhor. Mas se estiver a tentar atingir uma contagem de palavras, ou se achar que falta algo no seu ensaio, eis algumas ideias para tornar o seu ensaio mais longo:
- Acrescente provas de apoio às ideias que apresentou.
- Dê exemplos e situações hipotéticas para ilustrar o seu ponto de vista.
- Utilize citações fiáveis para apoiar as suas ideias e solidificar os seus argumentos.
- Divida os parágrafos mais longos em partes de informação digeríveis.
- Certifique-se de que a sua conclusão responde à pergunta principal da introdução.
- Utilize o Smodin AI Author e deixe o Smodin fazer o trabalho!
Se tiver outras dicas para os colegas escritores de ensaios, partilhe-as nos comentários abaixo!
A escrita não acontece quando se está distraído
Vários livros falam sobre o funcionamento da nossa atenção, (Focus, the hidden driver for excellence) é um deles, e de facto. Os seres humanos não conseguem concentrar-se em várias tarefas ao mesmo tempo, só conseguem prestar atenção a uma coisa de cada vez e alternar essa atenção, pelo que, na realidade, a multitarefa é muitas vezes contraproducente, sendo importante reduzir ao máximo as outras distracções.